Questões a colocar numa entrevista de emprego

2
jan

No ano passado tive oportunidade de realizar várias entrevistas com diversas empresas. Acontece que normalmente estás demasiado preocupado com a entrevista em si que te esqueces que uma entrevista é o início de uma negociação - e uma negociação tem sempre duas partes.

Neste artigo aponto (o que me parecem ser) as questões pertinentes que deves fazer nas entrevistas até ao momento em que assinas o contrato de trabalho

Converter documentos OpenDocument / OpenXML para PDF

1
nov
2015

No artigo anterior apresentei o OpenTBS para criar documentos OpenXML ou OpenDocument em PHP, o que permite que os utilizadores da aplicação consigam editar modelos de relatórios. Mas e se for necessário disponibilizar os documentos, para o utilizador final, em PDF?

Neste artigo mostro como converter documentos OpenXML ou (preferencialmente) OpenDocument para PDF através do LibreOffice ou OpenOffice. Tudo isto em PHP.

Criar documentos OpenXML e OpenDocument em PHP com OpenTBS

1
nov
2015

É comum aplicações web necessitarem de exportar dados para os utilizadores. O formato mais comum é o CSV, mas em aplicações mais robustas é necessário um sistema mais complexo, que permita criar relatórios com gráficos, tabelas e em que a disposição da informação se adapte às necessidades dos utilizadores.

Neste artigo apresentamos o TinyButStrong, que, em conjunto com o OpenTBS, permite criar relatórios OpenXML e OpenDocument em PHP.

Escolher operação WSDL em conjunto com autenticação NTLM em PHP

20
set
2015

Na sequência do artigo anterior, onde mostrámos como consumir WebServices com autenticação NTLM em PHP, apresentamos agora uma particularidade do método definido nesse artigo.

A dificuldade ocorre quando existe mais que uma operação, no WSDL, com o mesmo nome (ou seja, foram definidos overloaded methods). Para casos sem autenticação NTLM, a solução é simples, mas com NTLM a solução é um pouco mais complexa.

Consumir Web Service SOAP com autenticação NTLM em PHP

26
jul
2015

O SOAP nasceu para promover a "interoperabilidade" entre sistemas, no entanto existem algumas restrições com base na linguagem de programação em que é desenvolvido o Web Service. Uma das dificuldades existentes é consumir Web Services cuja autenticação seja NTLM (NT Lan Manager), especifica da Microsoft.

Garantidamente o PHP não tem a melhor solução para o problema. Resta portanto uma solução alternativa que apresento neste artigo.