Cada vez é mais comum a gestão do email através de serviços de cloud como o Office 365 ou o Gmail e é natural que assim seja, uma vez que reduz os custos de manutenção e se garante uma estabilidade que, usando servidores proprietários, pode não existir.

A alteração da gestão de emails para um serviço fora do servidor de alojamento implica a alteração de registos de DNS do domínio. A maior parte das vezes são alterações simples, mas no caso dos registos SRV poderá não ser assim tão linear.

À dias tive a necessidade de configurar um conjunto de domínios para passar a gestão de emails para o Office 365. A empresa que efetuou a configuração no Office 365 enviou-me os registos DNS a alterar para cada domínio.

Tudo corria bem, a maior parte dos registos era MX, CNAME ou TXT e a Microsoft tem um guia para GoDaddy mas que serve para qualquer registrar que permite ver como se configuram os registos DNS.

No entanto, chegando aos registos SRV sipdir.online.lync.com e sipfed.online.lync.com a coisa ficou mais complicada porque a plataforma que estava a usar (da Amen.pt) não apresentava as opções para definir o protocolo, porta, prioridade, importância ou serviço. Ao selecionar SRV as opções são exatamente as mesmas para todos os outros tipos de registos de DNS:

Definir manualmente o registo SRV para o Office 365 images/23-definir-manualmente-registo-dns-srv-para-office-365/definir-registo-srv-amen.pt.png

Uma vista de olhos pela documentação indicava

Definir manualmente o registo SRV para o Office 365 images/23-definir-manualmente-registo-dns-srv-para-office-365/amen.pt-informacao-registo-srv.png

Peguei na informação enviada pela empresa e criei o registo como apresento em baixo.

DescriçãoValor
Serviço_sip
Protocolo_tls
Porta443
Peso1
Prioridade100
TTL3600
Nome@ (ou nome domínio)
Destinosipdir.online.lync.com

Uma nota apenas para o Nome da entrada, que tem de incluir a descrição do Serviço e o Protocolo.

Definir manualmente o registo SRV para o Office 365 images/23-definir-manualmente-registo-dns-srv-para-office-365/configuracao-errada-registo-srv-manual.png

Para meu espanto indicaram-me que a configuração estava incorreta e que o registo tinha de ser corrigido. Após alguma pesquisa e investigação acontece que a descrição da criação do serviço estava incorreta e a Prioridade tem de ser colocada antes do Peso.

A definição correta para o registo SRV do Office 365 (ou qualquer outro) é:

_sip._tls.dominio.tld    3600    SRV    1 100 443 sipdir.online.lync.com.

Para o Office 365 apenas tens de alterar o dominio.tld na descrição da entrada do registo _sip._tls.dominio.tld.

Imagem do artigo por Designed by Freepik